1.Antes de adquirir um animal, considere seu tempo médio de vida. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados.
2.Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida: tamanho, peculiaridades, espaço físico.
3.Mantenha o seu animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira/guia e conduzido por quem possa contê-lo.
4.Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Dê banho, escove-o e exercite-o regularmente.
5.Zele pela saúde psicológica do animal. Dê atenção, carinho e ambiente adequados às suas necessidades.
6.Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características.
7.Recolha e jogue os dejetos (fezes) em local apropriado.
8.Identifique o animal com plaqueta e registre-o no Centro de Controle de Zoonoses ou similar, informando-se sobre a legislação local. O município de São Paulo obriga o Registro de Animais domésticos.
9.Evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castre os machos e fêmeas quando não houver interesse na procriação. A castração é a única medida definitiva no controle da procriação e não tem contra-indicações.
10. Antes de comprar, verifique todas as condições do criador, os exames e resgistros. Só existem criadores ruins, pois existem clientes que não se importam, pense nisso!
Copyright © 2016 ocanil – Todos os direitos reservados.
Venha ser um Corgibelle!
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.